MISSÃO, VISÃO E VALORES DE UMA EMPRESA. QUER APRENDER?

MISSÃO, VISÃO E VALORES DE UMA EMPRESA. QUER APRENDER?

Olá tudo bem? Este post tem como intuito auxiliar vocês empresários a montar sua estratégia de governança. Independente do tamanho da empresa, tais aspectos precisam ser delimitados o quanto antes, de forma a contribuir com um crescimento direcionado e organizado.

Toda liderança é compartilhada, o que varia é o grau desse compartilhamento. E para que ocorra o pleno exercício dessa liderança compartilhada, faz-se necessário estabelecer: Missão, Visão e Valores.

Quando algum funcionário estiver em dúvida do que fazer, como agir ou decidir, poderá se apoiar ao que delimita o conjunto: Missão, Visão e Valores.

MISSÃO

A Missão é o detalhamento do propósito de uma empresa, podendo ser modificada ao longo do tempo, e normalmente mostra a essência da empresa. Corresponde ao que a empresa se propõe a fazer e para quem, exemplos: por que a empresa existe? O que faz? Para quem?

A AMBEV apresenta como Missão: “Criar vínculos fortes e duradouros com clientes e consumidores, fornecendo as melhores marcas, produtos e serviços”.

VISÃO

A Visão é o norte da empresa, consiste naquilo que você pretende que a empresa evolua, imagem projetada para o futuro delimitando quando e aonde você quer chegar.

Esse alvo a ser procurado irá refletir esforços individuais, das equipes, e alocação dos recursos. A Visão precisa ser prática, realista e visível, portanto seus resultados precisam ser tangíveis.

A Disney apresenta como Visão: “Criar um mundo onde todos possam se sentir crianças”.

Para formar a sua Visão você deverá questionar: No que a empresa quer se tornar? Qual a direção apontada? Onde estaremos? O que a empresa será? Estou ajudando a construir o que? Os recursos investidos estão levando a empresa para onde?

VALORES

Os Valores são as principais convicções e crenças que direcionam a atuação da empresa e de seus funcionários.

A GERDAU apresenta como Valores: “Segurança das pessoas, foco em resultados, excelência com simplicidade”.

O enunciado dos Valores define e facilitam a participação das pessoas, facilitam a colaboração entre os empregados, auxiliam o comprometimento dos empregados com o mercado, e dos empregados com a comunidade e a sociedade. Os Valores devem ser inegociáveis.

Desse modo os Valores definem as regras básicas que norteiam os comportamentos e atitudes de todos os empregados.

Para finalizar a melhor dica é a necessidade em praticar aquilo que a empresa busca com Missão, Visão e Valores, pois desta forma certamente terá crescimento. Esse conjunto de ideias promove a convergência dos esforços: humano, material e financeiro da empresa.

Não importa se você tem uma empresa grande ou pequena, é de grande importância delimitar sempre os seus objetivos.

Marcia Menegassi
Dúvidas mais específicas estou disponível no e-mail: marcia@marciamenegassi.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *