ENTREVISTA – DRA GABRIELA BELLENTANI

ENTREVISTA – DRA GABRIELA BELLENTANI

Olá Doutores!

A Dra Gabriela Bellentani é Advogada trabalhista em São José do Rio Preto/SP e sócia do escritório Eudes Quintino Sociedade de Advogados. Ela é apaixonada por esta matéria que tanto gostamos irá compartilhar algumas de suas experiências profissionais e pessoais. Obrigada Gabriela por ser tão atenciosa. Tenho certeza que você irá alcançar seus objetivos profissionais, pela competência e dedicação.

Observação: Mesmo a Dra. Gabriela tendo seu próprio escritório de advocacia e uma forte referência na área jurídica, que é seu pai, ela busca seu próprio caminho. Todos podemos conseguir, mas para isto é necessário abdicar de qualquer caminho que seja mais fácil, e dedicar-se até atingir o objetivo almejado.

1 – Por que escolheu fazer a faculdade de Direito?

Gabriela: “No início, a escolha foi motivada por meu pai .Explico: na época, ele era promotor de Justiça do Estado de SP (hoje está aposentado) e às vezes me levava ao Fórum com ele e me apaixonei por este mundo. No começo,  fiquei encantada com a área penal (que era a área de sua atuação), adorava assistir aos júris e ouvir os casos que ele contava quando chegava em casa.No decorrer do curso, veio a identificação maior, porém com a área trabalhista e não a penal. ”

2 – Durante a faculdade de Direito você fez estágios? Em caso positivo quais foram aqueles que você mais se identificou? Atuou na área pública, privada ou ambas?

Gabriela: “Fiz alguns estágios durante a faculdade: no Tribunal do Júri do Fórum Criminal da Barra Funda, em dois escritórios de advocacia em São Paulo (em um atuei na área cível , no outro na área trabalhista) e por fim, no Fórum Trabalhista. De todos os estágios, os que mais gostei foram os da área pública e, sem dúvida alguma, o da Justiça do Trabalho. ”

3 – Você estudou em Harvard. Como foi a experiência de estudar lá e o que precisou fazer para conseguir entrar numa das faculdades mais importantes do mundo?

Gabriela: “Eu morei em Boston por um tempo depois de formada para aperfeiçoar meu inglês (já tinha finalizado curso de inglês mas queria aprender mais). Neste período, eu estava matriculada em uma escola, com aulas regulares de inglês, e esta escola tinha um convênio com a Harvard, em que os alunos poderiam assistir algumas aulas nesta faculdade (tínhamos uma cota limite). Claro que esgotei minha cota e queria mais… Não tem palavras para descrever essa experiência, conhecer a faculdade de Direito de Harvard, a biblioteca, e “de quebra” assistir algumas aulas. Enriqueceu-me  como pessoa e ajudou em minha formação profissional.”

4 – Após concluir o curso de Direito você encontrou alguma dificuldade em escolher qual especialidade focar? Qual é a disciplina do Direito que você prefere?

Gabriela: “Sempre gostei da área trabalhista e não posso nem ouvir a palavra tributário. São duas certezas que sempre tive. Quando fiz o estágio na Justiça do Trabalho apenas confirmei o que já desconfiava: meu escopo profissional é seguir na área trabalhista com foco na Magistratura.”
5 – Qual o seu sonho atual na área jurídica e o que você está fazendo para alcança-lo?

Gabriela: “Meu sonho é ingressar na carreira da Magistratura do Trabalho. Sou apaixonada por esta área jurídica e como todo sonho pressupõe esforços, com este não seria diferente. Atualmente sou sócia em um escritório de advocacia (advogo na área trabalhista) em São José do Rio Preto (SP), mas concilio o trabalho com os estudos para atingir meu objetivo. É cansativo, tenho que abrir mão de várias coisas, mas no final, tenho certeza que todo esse esforço terá valido a pena! ”

Beijos.

Marcia Menegassi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *