DICAS PARA GERENCIAR BEM O SEU TEMPO NO TRABALHO.

DICAS PARA GERENCIAR BEM O SEU TEMPO NO TRABALHO.

Olá tudo bem com vocês?

Eu sou uma pessoa que amo ter a mesa de trabalho e a casa organizada, isso não significa que estou organizada o tempo todo, pois os compromissos e tarefas são dinâmicos, mas sempre ao final do dia faço o balanço das tarefas e metas, o que me leva a ter o dia seguinte mais produtivo.

Há muitas formas de transformarmos nossos hábitos, e posso lhes garantir que, quanto mais organizada for a sua mesa de trabalho, seu escritório, sua casa, melhor será sua capacidade de concentração! Não vou aqui entrar em detalhes de autoconhecimento, cada pessoa deve primeiro saber o que melhor lhe agrada, porém posso garantir, mesa de trabalho e tarefas organizadas irá melhorar sua performance na vida pessoal e profissional.

Um dos melhores sentimentos que podemos ter ao final de um dia de trabalho é aquela sensação gostosa de saber que foram cumpridas as metas traçadas, e que haverá tempo livre para ler um livro, assistir televisão, estar com a família ou filhos, enfim, foi possível finalizar a agenda; ainda que tenha ficado algum item não cumprido, saber que no próximo dia ele será finalizado, e que ao menos 90% (noventa por cento) do que havia sido programado foi cumprido.

Abaixo apresento a vocês uma lista meramente exemplificativa, a qual poderá ser facilmente adaptada para a realidade individual de vocês. Coloquem sempre no papel todos os compromissos, ou façam uma tabela, não importa a forma, mas sim que todas as informações estejam bem visíveis. Evite colocar muita coisa para cumprir em um único dia, dividam corretamente suas tarefas ao longo da semana, priorizando prazos e assuntos urgentes, e divirtam-se, pois a cada tarefa cumprida você ficará com aquela sensação maravilhosa de dever cumprido.

Então vamos lá, aqui passo a vocês um pouco da minha rotina, espero que possam aproveitar:

• Limpe sua mesa de trabalho ao final do dia e organize suas pastas planejando as atividades do próximo dia;
• Reserve um horário no seu dia apenas para responder e-mails e mensagens de Whatssap;
• Determine o tempo a ser despendido em cada atividade e inclua aquelas que não puderam ser resolvidas no mesmo dia;
• Faça uma lista com todas as tarefas e depois determine a ordem na qual elas precisam ser cumpridas;
• Comece sempre pela tarefa mais difícil, por exemplo, você tem uma tese jurídica para fundamentar e tem o prazo de dez dias, estabeleça cinco dias para escrever, faça um pouco por dia, e sempre tenha o hábito de ler o que escreveu no dia seguinte, pois sempre há algo a acrescentar ou melhorar, revisar é muito importante.
• Quando dimensionar tempo para cumprimento da tarefa, inclua imprevistos e interrupções que possam ocorrer;
• Não prorrogue prazos ou tarefas importantes;
• Separe um horário para acompanhar sua equipe ou conversar com clientes;
• Estabeleça horários em que você precisa estar isolado trabalhando e esteja disposto a atender somente situações de emergência;
• Faça pequenos intervalos de descanso durante o dia, é suficiente para resgatar sua energia, beber no mínimo dois litros de água também é importante;
• Saiba dizer não, delegue atividades quando for possível, indicando a pessoa correta para cumpri-la;

Lembrem-se que estresse e fadiga são resultado de tarefas não cumpridas e falta de organização.
A rotina fica muito melhor quando aproveitamos bem o tempo.
Gostaram? Beijos

Marcia Menegassi
Dúvidas mais específicas estou disponível no e-mail: marcia@marciamenegassi.com.br

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